SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 2 de abril de 2013

MÉTODO PAULO FREIRE: A OUSADIA DE ALFABETIZAR MUITOS EM POUCO TEMPO


Hoje, terça-feira, dia 2 de abril, acontece o início das comemorações do cinquentenário das "40 horas de Angicos" nesta data, há 50 anos atrás  eram entregues os diplomas da primeira turma que foi alfabetizada pelo método Paulo Freire, e que exatamente hoje completa meio século.
O método de alfabetização foi pensado e estruturado pelo educador pernambucano Paulo Freire, testado em Angicos, e tinha um objetivo ousado: alfabetizar adultos de forma rápida e barata.

E o primeiro passo era o de catalogar as palavras usadas pelo grupo de alunos, pois essas embasariam as aulas.

Dessa vez, sem a presença da presidenta Dilma Rousseff, que cancelou a vinda, a comemoração da data será bem mais singela que o evento montado no dia da formatura em 2 de abril de 1963.

Há exatamente cinquenta anos, na solenidade estavam presentes o presidente da República, João Goulart, o governador do RN Aluízio Alves, o secretário estadual de Educação, Calazans Fernandes,  ministros de Estado, governadores do Nordeste, os 12 monitores do projeto entre os quais o advogado Marcos Guerra , os 300 alunos e suas famílias.

No grupo das autoridades uma presença chamava a atenção.
Fardado, lá estava o general Castelo Branco, que um ano após aquela aula de conclusão de curso assumiu a presidência da República com o golpe militar de 1964. Ele não fez pronunciamento público no encontro, mas disse a Calazans Fernandes que o projeto estava engordando cascaveis. Um ano depois, um dos atos de Castelo Branco após sua posse foi o de desarticular o grupo do educador Paulo Freire, que foi preso e exilado. O advogado Marcos Guerra, coordenador do projeto de Angicos, também foi preso e exilado.
Com a prisão dos educadores e a desarticulação do grupo, o projeto foi impedido de ser expandido no Brasil e as primeiras experiências do RN foram extintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente