SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

terça-feira, 8 de abril de 2014

ARMANDO RIBEIRO E PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO ESTADO AUMENTAM SIGNIFICATIVAMENTE O VOLUME DE ÁGUAS

ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES
 As fortes chuvas nos últimos dias aumentou o volume de água dos reservatórios da região do Seridó e fez com que o principal reservatório de Pau dos Ferros (barragem) começasse a receber água neste final de semana. Este reservatório armazena até 55 milhões de metros cúbicos de água e chegou a ficar com apenas 4% de sua totalidade, prejudicando substancialmente o abastecimento das cidades da região.

O ITANS, em Caicó, que armazena até 81 milhões de metros cúbicos de água, chegou a ficar com estado crítico, ou seja abaixo de 10% de sua capacidade. Neste final de semana, no entanto, aumentou quase um metro em sua lâmina de água neste final de semana, levando esperança na possiblidade de sangria.

AÇUDE ITANS
Na mesma Bacia Hidrográfica, está localizada a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com paredão em Itajá, com capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cubicos de água, chegou a ficar com 32% de sua capacidade total levando preocupação a população de pelo menos 40 cidades que recebe água deste reservatório. Com as chuvas que caíram na Paraiba, Alto Oeste e Seridó do RN, subiu para 36,6% de sua capacidade total.

Em Cruzeta, o açude público, com capacidade para armazenar até 35 milhões de metros cúbicos de água, chegou a ser considerado morto pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que monitora os reservatórios. Com as chuvas, falta menos de um metro para garantir o abastecimento da cidade por mais 1 ano. Está com 26,1% de sua capacidade.


Um reservatório que não abastece ainda as cidades, mas pelas obras de construção de adutoras deve ser considerado fundamental em pouco tempo é a Barragem de Santa Cruz, em Apodi, com capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água. Quando as obras das adutoras e canais foram concluídas, vai abastecer Mossoró, o Alto Oeste e ainda irrigar a Chapada do Apodi. Atualmente está com 48,4% de sua totalidade.

No caso das previsões da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária se confirmarem, é provável que este reservatório, a exemplo dos demais, chegue a sua capacidade total de armazenamento, afastando assim as possibilidades de colapso de água, como já vive a cidade de Pau dos Ferros, Luiz Gomes, Jurucuru, entre outras da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Fonte: Defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente